Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Revolução no INSS

Carlos Eduardo Gabas, ministro interino do Ministério da Previdência e Assistência Social, está fazendo uma revolução silenciosa na gestão do INSS. Estas notícias não vemos nos jornais...

Com o fim do INAMPS, a saúde tornou-se independente da Previdência. Esta ficou responsável pelas aposentadorias e seguros. Antes, estava garantida a reabilitação dos segurados, algo lógico, pois se você reabilita os segurados você diminui o tempo de seguro e garante o retorno mais breve ao trabalho. Com o fim do INAMPS, isto mudou: os governos começaram a não investir mais na reabilitação, ao invés de concurso público para contratação de peritos, foram sendo contratados médicos particulares sem critério e sem controle da perícia oferecida. Como o pagamento do salário era por produção, os médicos atendiam muito sem preservar a qualidade (há denúncias de médicos que atendiam um paciente por minuto, imagine!!!)...
Com todo este caos instalado no INSS, ficou fácil para advogados e empresas especializadas extorquirem o INSS. Basta o atestado médico definindo que o paciente era incapacitado para o trabalho que o benefício era oferecido sem nenhum critério. Como os peritos não perdiam tempo examinando o paciente (como ele ganhava por produtividade e não por contrato de metas, era melhor atender mais por menos tempo) e como não havia (e ainda não há) a reabilitação para avaliar melhor os segurados, os benefícios foram sendo concedidos sem avaliação qualificada de cada caso, assim como aposentadorias e até altas desqualificadas.
Na gestão do ministro interino Carlos Eduardo Gabas, todos os peritos particulares foram demitidos. Foi realizado concurso público para completar as equipes de peritos do INSS. A partir daí, as coisas começaram a mudar... Com uma equipe própria, as gestões locais das INSS puderam definir critérios de concessão de benefícios, de aposentadoria por invalidez e de alta. Foram organizadas capacitações para os peritos no intuito de qualificar a anamnese. Ampliou-se o diálogo entre o INSS e os SUS municipais. Também foi possível melhorar a investigação de fraudes e enfrentar a máfia de advogados e empresas especializadas em extorquir a Previdência social.
Outra proposta de relevância que está sendo planejada pela atual gestão do Ministério é a ativação do serviço de reabilitação da Previdência. Através desta oferta, os segurados terão ao seu dispor uma equipe multiprofissional para qualificar o seu retorno ao trabalho.

É de suma importância que estas ações sejam mantidos no próximo Governo que vier. Vamos pressionar nossos representantes!!!!

Nenhum comentário: