Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Leiam todos: Circo-Teatro, Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil


Caros amigos,


Convido a todos para se deliciarem com este livro que conta a história do circo-teatro no Brasil. Deixo que a própria autora se apresente e apresente aeste maravilhoso livro. Com vocês: Ermínia Silva.


"Em fevereiro de 1954, eu e minha irmã gêmea Esther nascíamos na casa dos avós maternos, em Getulina (SP), para onde minha mãe Eduvirges Poloni Silva tinha ido dar à luz. A moradia da família do meu pai, Barry Charles Silva, estava numa cidade bem próxima, de nome Promissão, e era feita de toldos de algodão encerado, que compunham o conjunto arquitetônico do circo.

Com 2 meses, partimos de trem para o circo que já estava armado em uma cidade bem mais distante, Orlândia (SP). A partir daí, moramos em barracas, pensões, hotéis, pousadas e trailers. Nós e mais 16 primos fazemos parte da quarta geração circense da família Wassilnovich, que veio para o Brasil na segunda metade do século XIX, e aqui virou Silva. Minha avó paterna, Esther Riego Silva, e seus pais chegaram à América Latina por volta de 1909, e, diferente da família do meu avô, faziam parte de uma companhia que trouxe consigo todos os aparatos. Chamava-se circo Lowande.

O processo de formação do circense tinha início desde o seu nascimento e nesse aprendizado estava a chave que garantia a continuidade dos saberes circenses. Entretanto, o "destino" de parte de minha geração foi mudado. Em idade escolar, fomos mandados para a casa de parentes que possuíam residência fixa, para iniciarmso nossos estudos e construirmos um "futuro diferente", "melhor" que a vida que nossos pais haviam herdado, segundo eles mesmos.