Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Leiam todos: Circo-Teatro, Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil


Caros amigos,


Convido a todos para se deliciarem com este livro que conta a história do circo-teatro no Brasil. Deixo que a própria autora se apresente e apresente aeste maravilhoso livro. Com vocês: Ermínia Silva.


"Em fevereiro de 1954, eu e minha irmã gêmea Esther nascíamos na casa dos avós maternos, em Getulina (SP), para onde minha mãe Eduvirges Poloni Silva tinha ido dar à luz. A moradia da família do meu pai, Barry Charles Silva, estava numa cidade bem próxima, de nome Promissão, e era feita de toldos de algodão encerado, que compunham o conjunto arquitetônico do circo.

Com 2 meses, partimos de trem para o circo que já estava armado em uma cidade bem mais distante, Orlândia (SP). A partir daí, moramos em barracas, pensões, hotéis, pousadas e trailers. Nós e mais 16 primos fazemos parte da quarta geração circense da família Wassilnovich, que veio para o Brasil na segunda metade do século XIX, e aqui virou Silva. Minha avó paterna, Esther Riego Silva, e seus pais chegaram à América Latina por volta de 1909, e, diferente da família do meu avô, faziam parte de uma companhia que trouxe consigo todos os aparatos. Chamava-se circo Lowande.

O processo de formação do circense tinha início desde o seu nascimento e nesse aprendizado estava a chave que garantia a continuidade dos saberes circenses. Entretanto, o "destino" de parte de minha geração foi mudado. Em idade escolar, fomos mandados para a casa de parentes que possuíam residência fixa, para iniciarmso nossos estudos e construirmos um "futuro diferente", "melhor" que a vida que nossos pais haviam herdado, segundo eles mesmos.



Sempre ouvimos "as histórias do circo". Adulta, percebi que não demos continuidade à arte circense porque não éramos mais os depositários de seus ensinamentos e de seus saberes. Em 1985, comecei a entrevistar meus familiares circenses com o intuito de saber, pelo menos, a origem d eminha família, o que aumentou minha curiosidade. Entrevistei pessoas de outras famílias e percebi o desconhecimento sobre a riqueza da história do circo tanto pelos circenses, quanto por quem produzia as "histórias oficiais" das produções culturais artísticas, nas quais o circo sempre aparece como "arte menor".

No curso de História da Universidade Estadual de Campinas, em 1994, tive a possibilidade de dar continuidade àquelas entrevistas e consolidar minha trajetória de estudos e pesquisas sobre o processo histórico do circo e circenses no Brasil, o que resultou em uma dissertação de mestrado e na tese de doutorado que agora se transforma em livro.

A partir de então, milito com inúmeras pessoas pela construção do circo como patrimônio cultural, por uma política pública voltada para o circo e por um ética cidadã na produção e constituição da arte circense. Sou uma das coordenadoras do site http://www.pindoramacircus.com.br/, atuo como consultora junto a grupos de artistas e coletivos no campo das atividades circenses. Sou professora de história do circo, procurando mostrar aos alunos que todos nós somos protagonistas da história. E, como fazedores de história, temos um diálogo constante com os saberes já produzidos por homens e mulheres artistas que com suas histórias tecem a história do circo."



Nenhum comentário: