Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Besalu



Esta é a cidade espanhola medieval de Besalu... Ela existe desde o final do século 8...
é emocionante passear por ela e pensar nas pessoas que viveram aqui...

Mais informações no título...

Museu do Louvre

Uma curiosidade: se você desmembrar o nome Louvre, encontrará em francês "L'ouvre", que em português significa "A Obra".

"O Museu do Louvre (Musée du Louvre), localizado em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício construído por Napoleão, no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique. O Louvre era a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais, tendo sido abandonado por Luís XVI em favor do Palácio de Versalhes. Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. Mesmo após a Restauração dos Bourbons, permaneceu como museu.

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes colecções de artefactos do Egipto antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores amostras do mundo da arte e cultura humanas. No Museu do Louvre encontra-se entre outras obras de artistas brasileiros, peças do Mestre Vitalino de Caruaru-PE." (wikipedia)

Mais informações clique no título.

Site oficial: www.louvre.fr/

MADRI







Fiquei pouco tempo em Madri, mas lá, vale apena ficar hospedado em Madri Antiga pois você faz os principais passeios a pé. Você visita o Palácio Real e a Catedral, a Praça Real, o museu del Prado,o Museu Reina Sofia e o museu thyssen-Bornemisza, tudo a pé . Também vale a pena pegar um ônibus para Toledo e passar o dia lá. mais detalhes no site (http://pt.wikipedia.org/wiki/Toledo_(Espanha)).

quarta-feira, 27 de junho de 2007

O pensador de Rodin

Eis uma das esculturas mais conhecidas do mundo: O Pensador!
Obra do magnífico Auguste rodin! Você o encontrará no museu de Rodin em Paris!

"O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.
Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.
Rodin fez sua primeira versão por volta de 1880. A primeira estátua (O Pensador) em escala maior foi terminada em 1902, mas não foi apresentada ao público até 1904. Tornou-se propriedade da cidade de Paris graças a uma contribuição organizada pelos admiradores de Rodin e foi colocada em frente do Panteão em 1906. Em 1922, contudo, foi levada para o Hotel Biron, transformado no Museu Rodin. Mais de vinte cópias da escultura estão em museus em volta do mundo. Algumas destas cópias são versões ampliadas da obra original assim como as esculturas de diferentes proporções.
O Instituto Ricardo Brennand na cidade do Recife, Pernambuco possuia uma réplica autorizada da obra, exposta nos seus jardins." (wikipedia)
Posted by Picasa

BARCELONA

Barcelona é incrível. Não se esqueça das roupas de banho pois as praias mediterrâneas são maravilhosas. O sol no verão é muito agradável. não estranhe, mas rola muito topless. também não esqueça de levar uma canga pois o aluguel de cadeira de praia é 5 euros.

Além da praia, Barcelona é terra de Gaudi, o gênio do "modernisme", movimento arquitetônico e de decoração que se inspirava na natureza. Para conhecer as obras deste gênio e de outros modernistas, visite primeiro a casa "La Pedreira", que conta a história de Gaudi, depois a "casa Batlló", depois a igreja, ainda em construção, "Sagrada Família", o Parc Guel, e o Palau da Música Catalana.

Barcelona também é terra do Joan Miró, sendo obrigatória a visita à Fundação Miró. (www.bcn.fjmiro.es/)

É necessário conhecer a "Ciudad Viella". A cidade velha. Comece pelo Museu d'Història de la Ciutat (www.museuhistoria.bcn.es), onde você poderá visitar os restos arquelógicos da cidade de Barcino, do século I, a cidade que deu origem a Barcelona. visite também o Centre Excursionista de Catalunya (endereço: Paradis 10, perto do Museu d'Història de la Ciutat), onde você vai encontrar colunas romanas intactas.

Vale a pena caminhar pelos bairros Gotico, Raval e pelas Ramblas (calçadões).

Vale a pena pagar pelo bus turístic (http://www.tmb.net/en_US/turistes/busturistic/busturistic.jsp). você paga por 1, 2 ou 3 dias e você pode fazer 3 rotas. A vermelha te leva as obras de Gaudi e outros pontos. a azul para a fundação Miró, à cidade velha e ao porto e a Mojuic. A verde para o fórum. O sistema é bem interessante, você pega o ônibus e desce no ponto turístico que quiser. terminada a visita, você vai ao ponto e pega um outro ônibus da mesma empresa e continua o passeio. Os ônibus passam de 15 em 15 minutos. veja mais detalhes no site.

A partir de Barcelona, também é preciso pegar um trem até Figueiras para visitar o Treatre-Museu Dali (http://www.salvador-dali.org/), museu este que ele próprio idealizou e inaugurou. É demais! Na volta, conheça a cidade de Girona, sua catedral gótica e a muralha antiga.

O restaurante la fonda tem um preço ótimo e ótima qualidade (end: Escudellers, 10, perto da praça real).

Você precisa provar uma bebida refrescante típica de Valencia chamada Horchata, feita de um tubérculo vegetal chamado Chufa. É muito gostoso e diferente...

domingo, 24 de junho de 2007

Museus na Europa

Antes da viagem, sugiro que vocês leiam sobre os museus das cidades que irão conhecer e já saiba o que você não pode deixar de ver em cada um.


tem museus mais amplos, abrangendo vários artistas e museus mais específicos...


Os grandes museus que eu conheci foram:

Em Londres: British Museum (), Natural History Museum (), National gallery (www.nationalgallery.org.uk). Todos são repletos de obras de arte, história e fósseis.

Em Paris: Musée du Louvre (www.louvre.fr), Musée national d'Art Moderne - Centre Georges Pompidou (www.centrepompidou.fr), Musée d'Orsay (www.musee-orsay.fr). Também possuem acervos riquíssimos.

Em Madri: Museo del Prado (museoprado.mcu.es),Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (www.museoreinasofia.es), Museo de Arte Thyssen-Bornemisza (www.museothyssen.org/thyssen/). No primeiro vemos mais pintura clássica, no segundo vemos arte moderna e Guernica de Picasso , no terceiro há obras representativas de todas as épocas.

Pois bem, não faltam museus e emocionantes obras de arte que só vemos em livros... Boa viagem!!!