Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Isto é um Assalto!

Passei pela experiência de ser assaltada. Nenhuma novidade... Até tenho que ser grata aos meus ladrões (fiquei super íntima já) pelo fato deles não terem sido agressivos (é engraçado este sentimento de gratidão, não acham?).
Mas, o mais interessante foi passar pela experiência, de 2 horas, na primeira Delegacia de Polícia de Campinas... Estava eu sentada, junto com meu namorado, olhando para aquela estrutura pública totalmente sucateada: cadeiras insuficientes para as pessoas, com algumas quebradas; o balcão era único para todos os atendimentos, sem nenhuma privacidade para a escuta dos problemas, alguns bem graves. Só de exemplo, durante a longa espera, uma pessoa foi identificada como foragido da justiça e todo o atendimento teve que parar para que o caso do rapaz fosse averiguado pelos policiais que estavam fazendo Boletim de Ocorrência. E não havia uma sala privada para isto... Além do que a demora do atendimento. Eram três computadores com apenas dois policiais trabalhando, eles, muito educados, por sinal (não estou sendo irônica, é verdade).
Estava eu ali e pensando, trocando idéias com meu namorado sobre o ínfimo investimento do Estado de São Paulo para aquele serviço público: serviço que existe para acolher os cidadãos agredidos e para obter informações para averiguar crimes cometidos...
Não pudemos deixar de comparar com outro serviço do Estado, que é vitrine da qualidade dos serviços do Estado, garoto-propaganda do Governo, que todos nós já usamos em algum momento: o Poupa- Tempo... O serviço é de primeira realmente... Nada a reclamar... Todos sorrindo, educados e super rápidos no atendimento. E aí eu me pergunto: como dois serviços do mesmo Estado podem ser tão diferentes? Como pode haver tanta discrepância no investimento que é dado para eles???!!!
O número de pessoas que atendem no Poupa-tempo é bem superior, com bem mais cabines de atendimentos, a estrutura é bem conservada com cadeiras suficientes para todos, há computadores disponíveis para acesso à internet...
Imaginem uma “estrutura Poupa-Tempo” nas Delegacias? Haveria cadeiras suficientes para todos, cabines de atendimento individual com mais privacidade, computadores disponíveis para realizar BO via internet, com funcionários orientando os usuários (para casos de furto é possível fazer BO via Internet, mas nem todos sabem destas informações ou não tem acesso a internet), mais policiais disponíveis para o atendimento (são policiais que abrem BO) e uma recepcionista para oferecer as informações necessárias para os cidadãos. Além de um sistema informatizado de inteligência ligado a um banco de dados central para melhorar a comunicação entre as polícias civil, militar, federal e guarda municipal.
Isto não seria um sonho, se os governantes fossem mais preocupados com a qualidades de todos os serviços públicos (além do Poupa- Tempo) do que com a próxima eleição . Pena que o bom atendimento nas delegacias não dá votos...

Nenhum comentário: