Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

O Racismo no Brasil 2

Negros e pardos são maioria de desempregados, diz IBGE
Publicidade
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

Embora os negros e pardos representem 42,8% da população em idade ativa (com 10 anos ou mais de idade), eles correspondem a 50,8% dos desempregados de todo o país.

A conclusão faz parte da pesquisa sobre Mercado de Trabalho Segundo a Cor ou Raça, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mês de setembro nas seis principais regiões metropolitanas do país.


A pesquisa mostra que a taxa de desemprego de negros e pardos era superior a de brancos. Enquanto que negros e pardos tinham uma taxa de 11,8%, para os brancos o desemprego era de 8,6%.

Em termos regionais, tanto em locais compostos predominantemente por negros e pardos, como Salvador e Recife, como em regiões predominantemente brancas, como Porto Alegre e São Paulo, a participação dos negros e pardos era relativamente maior entre os desempregados do que o observado na distribuição por cor ou raça dos ocupados e dos inativos.

A região metropolitana de Salvador onde há a maior proporção de negros e pardos entre as seis regiões (82,1%), também tem a maior taxa de desocupação. Ao todo, 89,1% dos desempregados são de negros ou pardos na capital baiana.

As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (55,2% de brancos) e Belo Horizonte (56,4% de negros e pardos) apresentaram as menores distâncias entre as participações de negros e pardos e brancos no total da população em idade ativa.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112453.shtml

Nenhum comentário: