Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2007

A Igreja e a Saúde 2

O segundo tema polêmico é sobre a Discriminalização do Aborto.

Eu defendo que esta decisão deva ser pensada como uma questão de SAÚDE e não de MORAL.

Não se pode negar um fato essencial: a criminalização do aborto não tem impedido que estes ocorram diariamente... As gravidezes indesejadas têm sido interrompidas hoje de forma imprópria, sem orientação e assistência adequada, levando a altos índices de morte materna no Brasil. De acordo com o texto "Descriminalizar o Aborto" de Kenarik Boujikian Felippe e José Henrique Rodrigues Torres na Folha de SP (16/04/2007), " os indicadores da Organização Mundial de saúde (OMS) apontam que cerca de 80 mil mulheres morrem todos os anos em razão da prática de aborto inseguro; 80 milhões de mulheres têm gravidez indesejada; 45 milhões recorrem ao aborto e metade destas realizam o aborto em condições précarias e ilegais" (Eça de queiroz em Crime do Padre Amaro já apresentou este problema).



Claro que primeiramente deve-se evitar a gravidez indesejada, mas múltiplos fatores influenciam a não-adesão aos métodos anticoncepcionais (inclusive a postura da Igreja sendo contra os mesmos), além dos acidentes que podem ocorrer na colocação errada da camisinha ou no esquecimento da pílula. A saúde não pode privar de assumir a redução de danos e riscos para o abortamento, que, de acordo com o artigo, não estão sendo oferecidos nem para os casos nos quais o aborto já é discriminalizado.

Transcrevo o final do artigo já referido: "Vale lembrar Ronald Dworkin ("domínio da Vida"), que diz que, para aqueles que são contrários ao aborto, pode existir a controvérsia moral que lhes permite continuar a acreditar, com plena convicção, que o aborto é moralmente condenável, mas também acreditar com igual fervor que as mulheres grávidas devem ser livres para tomar uma decisão diferente se suas convicções assim o permitirem ou exigirem. Somente com a discriminalização é que a liberdade será um efetivo valor, "poeque a liberdade é sempre do outro.""

Parabenizo à coragem do novo Ministro de Saúde José Gomes Temporão trazendo à pauta da saúde este tema de forma responsável... Vamos discutir este tema mais e mais!!!!!

Nenhum comentário: