Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Você dirige após beber ou pega carona com quem bebeu?

Esta foi a pergunta que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Tramatologia fez a 1034 estudantes entre 18 e 30 anos, de 8 faculdades do Rio e de São Paulo e que constatou os fatos abaixo. Este resultado me chamou muita atenção pois, muitos de nós arriscamos nossas vidas e de outros por não considerarmos seriamente os efeitos do álcool sobre nossos reflexos e percepções, tão necessários na direção... todos os dias nos deparamos com histórias de conhecidos ou de conhecidos de conhecidos que foram mortos ou ficaram com sequelas por imprudências na direção na maioria causadas por excesso de álcool.


e você, como anda sua relação com álcool e direção? Reflitamos sobre este tema...



88% dos jovens estão expostos a sofrer acidentes de trânsito





Rio - Praticamente 9 em cada 10 universitários assumem que dirigem alcoolizados ou aceitam carona de quem ingeriu bebida alcoólica. A constatação está na pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) em parceria com o Ministério dos Transportes, divulgada ontem.
“Infelizmente, os dados mostram que muitos jovens ainda vão morrer no trânsito sob efeito de álcool”, prevê o presidente nacional da Sbot, Marcos Musafir. “Estatísticas comprovam que 70% dos acidentes com mortos têm o álcool como motivo. Quem não bebe também corre alto risco de morte, pois 100% dos jovens ouvidos assumiram que sai em grupo de carro com amigos, e 46% admitem pegar carona mesmo que o condutor beba”, relata Cesar Fontenelle, presidente da entidade.

Apenas um copo de cerveja ou cálice de vinho já afeta a percepção de distâncias e luzes do motorista. Três chopes comprometem a coordenação motora.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2005 46% dos motoristas envolvidos em colisões com vítimas tinham menos de 29 anos. Índice maior que o do ano anterior. Por isso, os jovens serão o foco da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que acontece entre 18 e 25 de setembro.
http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_82649.asp

Nenhum comentário: