Pesquisar este blog

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O dia que eu vi e ouvi Wim Wenders

Em minha última viagem a Salvador, tive a chance de assistir a uma conferência com Wim Wenders, um dos meus diretores de cinema favoritos, responsável por "ASAS DO DESEJO", "TÃO PERTO, TÃO LONGE".
Ele falou sobre a importância dos filmes nacionais, em contraposição dos Blockbusters. O que ele chamou de filmes nacionais são aqueles que contam histórias que podemos localizar em um lugar específico. Os blockbusters são histórias que podem acontecer em qualquer lugar...
Eu não havia pensado nisto antes. Pense bem, quando a gente assiste filmes como Cidade de Deus ou Tropa de Elite, ou O céu de Sueli ou Cinema, Aspirinas e Urubus, São filmes que só teriam sentido nas favelas do Rio de Janeiro, ou no sertão do Brasil. Não poderiam acontecer em outro lugar. Eu poderia falar de filmes de outros países que também se referem a lugares específicos, o que o tornam filmes especiais.
Wim Wenders falou sobre estes filmes e como eles lhe atiçavam o desejo de conhecer estes lugares, os lugares que estes filmes mostravam sem a maquiagem de Hollywood (vocês já perceberam com as cidades estão maquiadas em Hollywood?).

São filmes como este que me dão prazer em ir ao cinema... Os filmes de Hollywood me divertem, mas são descartáveis e facilmente esquecidos. Os filmes de arte marcam a nossa vida, pois trazem para nós o cotidiano de outras pessoas e de outros países que não conheceríamos de outro modo.

Pensem nisso na próxima vez que forem ao cinema! Dicas de ninguém mais, ninguém menos que Wim Wenders!

Nenhum comentário: