Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Como nossos pais

Outro dia escutei uma notícia na rádio sobre um estudo que analisava a SINDROME DA PATERNIDADE INVASIVA. Jovens apresentando síndrome de pânico ou depressão quando entram na faculdade. Os estudiosos analisaram a história pessoal destes jovens e descobriram pais ultra protetores, que sempre resolveram todos os problemas pelos filhos...

Aí eu lembrei da minha própria história: meus pais cresceram em situação financeira bastante desfavorável, muitos irmãos e poucos recursos... Creio eu que, como tantas outras histórias, eles batalharam e conseguiram melhorar sua renda. Chegamos eu e meus irmãos e eles cuidadaram de nós com muito amor, carinho e proteção. Tudo que queríamos, nós recebíamos...

Porém, eles querendo sempre fazer o melhor para nós, tornando nossa vida mais fácil que a deles, acabou tornando ela tão fácil que a gente ficou muito dependente deles e da ajuda deles. Não tivemos dificuldades para aprender a enfrentá-las... Por outras situações, acabamos amadurecendo... Claro que cada geração tem problemas e é possível que nossa relação com nossos filhos também não será perfeita e, claro que eu amo meus pais e tudo que eles fizeram e fazem por mim. Faço apenas uma observação crítica que quero levar para a minha futura relação com meu filho, dando-lhe mais responsabilidades e até a possibilidade dele trabalhar quando adolescente. dizer não é dar limite e ajuda a amadurecer...

Nenhum comentário: