Pesquisar este blog

sábado, 22 de março de 2008

Cesar Maia, prefeito do Rio, nega que haja relação entre PSF e dengue

fiquei indignada ao ler a entrevista que Cesar Maia deu ao Estadão na edição de 18 de Março de 2008.

Ele afirma categoricamente:
  • A maior parte das mortes por dengue ocorreram nos serviços privados. SOLUÇÃO: Treinamento aos profissionais da rede privada.

  • O PSF não resolveria os tipos 2 e 3 da dengue.

  • Justifica que o Rio não precisa ampliar a cobertura do PSF, que hoej é de 8,10%, pois os padrões de saúde, nutrição, acesso a escola do Rio são muito diferentes de outras regiões. O Rio tem uma capilaridade em nossos serviços que permite cobrir e informar. SOLUÇÃO: "Se o Ministério abrisse os 4 andares do Hospital dos Servidores do estado e a emergência do Hospital do Fundão, colocasse leitos e pediatras, ajudaria muito"

COMO A IGNORÂNCIA DE CHEFE DE ESTADO PODE CAUSAR A MORTE DE PESSOAS DA COMUNIDADE POR QUEM ELE É RESPONSÁVEL!.



Diferente do que ele fala, os dados falam mais alto!

Em Campo Grande, em 2007 eram 22,07% de abrangência do PSF com 2813 casos confirmados. Foi investido no incremento do PSF passando para 25,23% de cobertura de equipe completa e 93,3% de cobertura de agentes comunitários de saúde. Sabe quantos casos confirmados? 48 casos

Em Belo Horizonte e em São Paulo os casos confirmados são baixos, respectivamente 95 e 15, com cobertura respectiva de 68,86% e 25, 46% (não sei qual a cobertura de agentes comunitários)

Sabe quantos casos conformados em 2008 até agora no Rio com uma cobeertura de 8,10%? 8.428. Isso mesmo...

A fala do Prefeito Cesar Maia só se preocupa com a assistência para a atual crise... Mas o que ele não quer ver é que a Dengue não pode ser resolvida na CRISE, ela exige ações permanentes de PREVENÇÃO. Para isto, ter uma rede básica de saúde com equipe multiprofissional perto da casa das pessoas facilita o acesso às informações!!!! É óbvio que o Pronto-Socorro não pode assumir esta tarefa sem uma retaguarda importante de uma rede básica estruturada!!!!
Além do mais, uma rede básica estruturada significada mais serviços de saúde para atender os pacientes suspeitos de dengue, além dos PS.

A SOLUÇÃO PERMANENTE (E NÃO NA CRISE) PARA DENGUE NO RIO É REDE BÁSICA ESTRUTURADA JÁ!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.