Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Governo X madeireiros: A favor da amazônia

Tora de castanheira 'sequestrada' por madeireiros do Pará seria usada  em expedição itinerante sobre desmatamento na Amazônia
Tora de castanheira 'sequestrada' por madeireiros do Pará seria usada em expedição itinerante sobre desmatamento na Amazônia
Aumentar a Imagem
Manaus (AM), Brasil — Madeireiros impedem a retirada de madeira extraída ilegalmente da região, fazendo com o Ibama o que fez com o Greenpeace em outubro.
Em outubro de 2007, o Ibama cedeu à pressão de madeireiros e nos desautorizou a trazer da cidade de Castelo dos Sonhos, no oeste do Pará, uma tora de castanheira que seria usada numa exposição itinerante pelo país para alertar a população sobre a destruição da Amazônia. A árvore havia sido queimada e derrubada ilegalmente na região, e nós tínhamos autorização do Ibama para o transporte. Mas os madeireiros não quiseram saber: cercaram oito ativistas nossos e os impediram de sair da cidade. Após quase dois dias, os ativistas foram liberados, mas a árvore ficou. Uma outra árvore foi conseguida para ser usada na exposição.
Pois agora o próprio governo federal está tendo problemas com os madeireiros no Pará. Eles promoveram uma insurreição na cidade de Tailândia (a pouco mais de 200 quilômetros de Belém) para impedir a retirada de mais de 10 mil metros cúbicos de madeira ilegal apreendidos da cidade por parte de fiscais do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente do Pará. A operação de fiscalização que vem sendo realizada contra a extração de madeira ilegal na região teve que ser interrompida por falta de segurança. Um grupo de fiscais chegou a ficar encurralado dentro de uma serraria. Houve enfrentamento entre manifestantes e a Polícia Militar paraense em diversas partes da cidade.


Será que o governo vai afinar novamente para os madeireiros, deixando que as muitas toras de madeira extraída ilegalmente da Amazônia fiquem na cidade de Tailândia? Os madeireiros mais uma vez ganharão a queda-de-braço com as autoridades?
Está na hora do governo federal mostrar que não admite mais que o desmatamento fique impune. Ou impõe a lei e garante a governança na região ou pagará um preço alto por não enfrentar um problema que está destruindo nossa floresta amazônica.
Afinal, como diz o ditado, quem cria cobras, amanhece picado.

retirado do site do greenpeace. Para ler mais, clique no título.

Nenhum comentário: