Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Fidel e Cuba

Vivenciamos um momento histórico! A renúncia de Fidel depois de 49 anos no poder...

Gostaria de dividir com vocês algumas reflexões que este fato produziu em mim e em meus amigos!

Não podemos negar que, em Cuba há uma privação aos direitos de liberdade de imprensa... Não concordo com isso, apesar de muitas vezes querer CALAR a VEJA pelas idéias reacionárias e preconceituosas que ela transmite semanalmente....

Mas não podemos fechar os olhos para o fato de que em Cuba, o Governo trabalhou para a diminuição da desigualdade social: ofereceu EDUCAÇÃO E SAÚDE DE BOA QUALIDADE para todos os seus cidadãos e, apesar da lógica bem diferente de nossa sociedade capitalista, todo trabalho é remunerado sem grandes diferenças, independente de ser médico ou motorista de ônibus. Todos são trabalhos necessários e de igual valor...

se compararmos com as ditaduras que a América Latina vivenciou no último século, vemos em Cuba uma preocupação com o POVO e não com a ELITE. As ditaduras do Brasil, do Chile, da Argentina, financiadas pelos Estados Unidos da América (eita Governinho intrometido, sô!), foram reações ao movimento dos Governos derrubados em buscar a Igualdade Social! Foram ditaduras que aumentaram ainda mais as desigualdades sociais em defesa dos interesses da elites!!!

Hoje, Evo Morales e Hugo Chaves (cujas atidudes também discordo) se diferenciam por serem representantes das populações mais pobres e mais massacradas durante os anos de didatura.

eu também vejo o Governo Lula com diferençasem relação aos outros governos, por sua atuação nas políticas sociais (apesar de manter a política econômica)!!!

Por isso, tiro meu chapéu para Fidel Castro! Viva ao povo no poder!!!!

Nenhum comentário: