Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2007

Desejos de solidariedade a todos homens e mulheres de boa vontade!

As passagens de ano sempre suscitam em mim um processo reflexivo sobre minha vida, minhas relações com as pessoas com quem convivo e com a sociedade e o nosso planeta Terra.

Eu passei este ano olhando o meu comportamento e os das outras pessoas e gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões:

Percebo que tem faltado nas nossas relações o desejo de SOLIDARIEDADE e a TOLERÂNCIA pelos nossos erros e pelos erros dos outros...

Muitas vezes que cometi erros, preferi ser agressiva comigo e com o outro ao invés de ser tolerante comigo e pedir desculpas pelo que fiz. Por isso, vivo repetindo para mim mesma: querida, você é humana e passível de cometer erros... Peça perdão por eles e busque ser melhor, evitado cometer o mesmo erro de novo!

Vocês não acham que esta amorosidade comigo mesma e com o outro, quando ele também comete erro, não é bem melhor do que agressões e gritos? Cada dia sinto-me bem melhor comigo mesma quando tomo esta atitude...



Um exemplo mais cotidiano é no trânsito (para quem dirige). Se todos os motoristas fossem mais tolerantes com as falhas dos outros e mais solidário no trânsito, tenho certeza que existiriam menos buzinas e menos acidentes...

Acredito ser um exercício diário para todos nós: se quando algo acontece, contássemos até 10 e nos colocássemos no lugar do outro: " eu poderia ter feito a mesma coisa que ele..." Pronto! Não ficaríamos tão estressados!

A sociedade que vivemos nos impulsiona para sermos cada vez mais individualistas! E este comportamento individualista grita para nós pensarmos primeiro em nós e depois no outro; que eu posso fazer o que eu quiser, não importando se eu incomodo os outros... Não tem sobrado espaço para sermos mas solidários e coletivos...

Quantas vezes por dia vejo as pessoas jogarem lixo pela janela do carro, sujando a nossa cidade, e até entupindo bueiros e causando transtorno maiores... Cada coisa que fazemos provoca consequências! Quantas vezes vejo desperdício de água... E o discurso repete: ora, todo mundo faz, não faz diferença se eu fizer diferente!

Pois é, se todos pensassem no que eu posso fazer concretamente para vivermos todos num mundo melhor, penso que este pensamento é mais altruísta e de um em um podemos ser muitos!

Sem falar nas guerras: se fôssemos mais tolerantes com as diferenças de credo, cor, e classe e se nos colocássemos mais no lugar do outro, tenho certeza que todos nós estaríamos estarrecidos com a estratégia do BOPE, mostradas no filme tropa de elite. Quem de nós seríamos a favor que a polícia entrasse em nossa casa sem justificativa e nem provas de nossa culpabilidade e colocasse um saco na nossa cabeça para fazer perguntas? Acredito que ninguém... Todos temos os mesmos direitos independente de quem somos, de onde viemos e de onde moramos... Se isto não for defendido por todos, estaremos incentivando o caos....

Bem, por tudo isto desejo a todos nós MAIS SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA NO ANO DE 2008!!!

SÓ ASSIM PODEREMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR COM MAIS AMOROSIDADE E MENOS AGRESSIVIDADE!!!!

Nenhum comentário: