Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Somos vítimas e Somos carrascos

Sempre que lemos a história ou vislumbramos o sofrimento pelos quais passaram os índios e os negros sob a mão opressiva do português colonizador, sentimos uma repugnância pelos opressores que causaram tanta dor para os oprimidos negros e índios no Brasil.

Mas ao ler O POVO BRASILEIRO de Darcy Ribeiro foi-me apresentada uma análise interessante:

"Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual a mãopossessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Decendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre os homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pastos de nossa fúria.
a mais terrível das nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, serviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. ela, porém, provocando crescente indignação nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária."

Nenhum comentário: