Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2007

Em Minha Terra: Verdade e Conciliação

Este filme nos apresenta o movimento que sucedeu o fim do Apartheid na África do Sul. Em 1996, o Governo da África do sul de Nelson Mandela, estabeleceu a Comissão Da Verdade e Da conciliação para investigar os abusos aos Direitos Humanos sob o período do Apartheid. sob o comando do Arcebispo Desmond Tutu (ganhador do prêmio Nobel da paz), a comissão examinou atos cometidos entre Março de 1960, data do massacre de Sharpeville, e 10 de Maio de 1994, dia que Mandela assumiu a presidência.

De acordo com o princípio africano chamado "Ubuntu", o qual se empenha para estabelecer a harmonia entre todas as pessoas através da absolvição das trangressões, ao invés de impor o castigo merecido, a comissão organizou uma série de espaços de escutas por todo o país com o intuito de ajudar a curar as feridas do Apartheid. Estes espaços serviriam como fóruns onde aqueles que cometeram assassinatos e torturas durante o período do Apartheid se confrontavam com suas vítimas (interessante que haviam vítimas brancas e transgressores negros também)


Ao confessar seus atos, expressar arrependimento, os transgressores poderiam ser anistiados se pudessem provar que seus crimes foram cometidos por motivação política, que eles seguiam ordens.

"Ubuntu" é uma filosofia humanista, que enfatiza a ligação entre o individual e o coletivo. Sua premissa é que aquilo que fere um, fere todos, e as ações de uma pessoa impactará a todos. ele procura unir todas as pessoas através da compreensão daquilo que nos faz iguais, em detrimento daquilo que nos faz diferentes dos outros.

O filme mostra, com maestria, o poder redentor do perdão e do amor para curarferidas profundas deixadas pela violência... Após o Apartheid, aqueles que nascerem e vivem na África do sul, continuariam a serem vizinhos, conterrâneos. Brancos ou negros, todos perderam durante este período. a partir do trabalho desta comissão, da reconciliação com o passado, foi possível para eles reconstruírem uma nova África do Sul.

21.800 vítimas relataram suas histórias para a comissão de Verdade e Reconciliação
1.163 transgressores receberam anistia, começando um processo de cura das feridas do Apartheid.

fonte: www.sonyclassic.com/inmycountry/

Nenhum comentário: