Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2007

Desejos de solidariedade a todos homens e mulheres de boa vontade!

As passagens de ano sempre suscitam em mim um processo reflexivo sobre minha vida, minhas relações com as pessoas com quem convivo e com a sociedade e o nosso planeta Terra.

Eu passei este ano olhando o meu comportamento e os das outras pessoas e gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões:

Percebo que tem faltado nas nossas relações o desejo de SOLIDARIEDADE e a TOLERÂNCIA pelos nossos erros e pelos erros dos outros...

Muitas vezes que cometi erros, preferi ser agressiva comigo e com o outro ao invés de ser tolerante comigo e pedir desculpas pelo que fiz. Por isso, vivo repetindo para mim mesma: querida, você é humana e passível de cometer erros... Peça perdão por eles e busque ser melhor, evitado cometer o mesmo erro de novo!

Vocês não acham que esta amorosidade comigo mesma e com o outro, quando ele também comete erro, não é bem melhor do que agressões e gritos? Cada dia sinto-me bem melhor comigo mesma quando tomo esta atitude...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Serra de Itabaiana em Sergipe




Outro ponto turístico de Sergipe é o Parque Nacional Serra de Itabaiana, que fica a 40 km de Aracaju.

A subida é longa, mas vale a pena pela vista!

Também é possível tomar banho no poço das Moças e fazer uma trilha até a gruta onde se encontra a Cachoeira do Cipó!

Lembrar de protetor solar e bonés pois a subida não tem vegetações frondosas, com muito sol!

Lá também se encontra o Parque dos Falcões (http://www.guiadeitabaiana.com.br/2007/itabaiana_anteriores.php?id=18), único local do país com autorização para criar aves de rapina.

Clique no título e você encontrará informações mais detalhadas!

Como chegar
O acesso à Serra de Itabaiana é através da BR-235, a entrada fica a 5km depois de Areia Branca. Antes de visitar a serra é preciso uma autorização do Ibama (79 3211-1699) e o passeio deve ser realizado com o acompanhamento de um guia.


Fotos: Eduardo Issa (site do título deste blog)

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

De Aracaju para Mangue Seco







Outro passeio muito lindo de Sergipe é conhecer Mangue Seco com barraca e rede na praia... Um paraíso...

A viagem é curta de carro. Sai de Aracaju em direção ao rio Vaza Barris, pega a balsa e pega a estrada até o rio Real, onde se pega o barco para atravessar para mangue Seco... Vale a pena, pois além da tranquilidade, a hospedagem é barata e a comida é boa e barata, além das pessoas serem muito hospitaleiras....
Clicando no título você encontrará um site com fotos lindas... Encontrei também este outro site bem legal, vale a pena: http://www.viagensmaneiras.com/viagens/mangueseco.htm

(fotos deste post: Taniella Carvalho Mendes)

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Foz do Rio São Francisco

TERCEIRO PASSEIO

Pegar o barco e ir até a foz do São Francisco é realmente lindo...
Um pouco de dados sobre este grandioso rio:

Com 2.800 km de extensão, e drenando uma área de aproximadamente 641.000 km2, o rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, desemboca no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora(MG) e Juazeiro(BA)/Petrolina(PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas(AL) e a foz, no Oceano Atlântico.(http://www.ahsfra.gov.br/rio2.htm)

Se você clicar no título, você terá acesso à histório do Rio São Francisco no Wikipédia.

Foto de Maurício Simonetti (http://www.fotoforma.com.br/conteudo.asp?cont=3)


Canyons do Rio São Francisco





SEGUNDO PASSEIO
(fotos: primeira de Maurício Simonetti. Demais de Taniella Carvalho Mendes)

Esta é a represa Xingó. Antes dela, este trecho do rio Velho Chico não era navegável.

Com sua construção podemos navegar pelo lago da represa e atravessar os canyons.

É muito lindo!!!

Rio São Francisco e Lampião







Um passeio FANTASTICO que vocês podem fazer a partir de Aracaju é conhecer o Velho Chico, o grandioso Rio São Francisco!

você pode ir de carro ou pagar pelo passeio incluindo a viagem... Vlae muito a pena...

Você pode fazer 3 passeios:

PRIMEIRO PASSEIO
As fotos que mostro neste post são da praia da cidade de Piranhas- AL. Você desce o leito do rio até a fazenda de Angicos - SE e faz uma trilha até a Grota de Angicos onde ocorreu a emboscada que levou à morte Lampião e Maria Bonita e mais 11 cangaceiros. Uma guia conta toda a história, rica em detalhes, além de falar sobre a vegetação típica da caatinga. è uma experiência incrível! também conhece a cidade Piranhas e o Museu do Cangaço.

Fotos: Taniella Mendes, exceto a quarta foto de Luciano Fonseca

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

AS PRAIAS DE ARACAJU!

Nesta foto vemos como as praias de Aracaju são planas, dando-nos possibilidade de longas caminhadas para vivenciar a natureza: o mar, a brisa, o sol...

"Lá vem o dia despertando a natureza
Vou seguindo a correnteza
Na incerteza de chegar
Dia após dia
Noite dia sem cessar
Tanta dor tanta agonia
Eu assim não vou ficar
Eu quero o cheiro das manhãs da minha terra
Ver o sol nascer na serra
E o vento norte soprar
Eu quero mesmo é ficar bem juntinho dela
Na praia de Atalaia
Mirando as ondas do mar..."
Cláudio Miguel

Quem quiser ouvir a música, basta clicar no título e baixar esta música

foto: Taniella Carvalho Mendes

Atalaia Nova




Ao atravessar a Ponte Zé-Peixe, você vai encontrar uma praia menos urbanizada... Tranquila e bonita!

Passar o dia lá é muito bom!!!


Fotos: Luciano Fonseca

Aracaju: eita cidade linda!


Gostaria de apresentar a vocês minha cidade natal, ótima rota para um turismo tranquilo, com praias deliciosas de tomar banho e para caminhar, com passeios históricos inesquecíveis!

Aracaju é banhada pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza Barris. Por isso, Além das praias, voês podem aproveitar passeios nos rios.

Sem falar na culinária que é fantástica!!!

Pois bem, aqui vão umas dicas de quem é da terra!!! Aproveitem! E podem pedir sugestões quando decidirem viajar para lá... terei o maior prazer de dar-lhes todas as dicas!

Nesta foto, vemos o rio Sergipe e a cidade de Aracaju ao fundo....

Foto: Tone Ely Carvalho Mendes

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Já temos onde coletar óleo de cozinha

Assunto: Reciclagem de pilhas e óleo.
DIVULGUEM
Agora já temos onde levar pilhas/baterias e óleo de cozinha para reciclar!
É isso mesmo! A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar estão com programa de reciclagem.
Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas? Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa-pilhas. Este é mais um programa de reciclagem promovido pela instituição.
As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, etc... contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, etc.
Não esqueça: o Papa-pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.
Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar! As lojas do Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!
Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Como fazer:
Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Pão de Açúcar, indicado para esta finalidade.
Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não nos rios!
Mais informações:

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Leiam todos: Circo-Teatro, Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil


Caros amigos,


Convido a todos para se deliciarem com este livro que conta a história do circo-teatro no Brasil. Deixo que a própria autora se apresente e apresente aeste maravilhoso livro. Com vocês: Ermínia Silva.


"Em fevereiro de 1954, eu e minha irmã gêmea Esther nascíamos na casa dos avós maternos, em Getulina (SP), para onde minha mãe Eduvirges Poloni Silva tinha ido dar à luz. A moradia da família do meu pai, Barry Charles Silva, estava numa cidade bem próxima, de nome Promissão, e era feita de toldos de algodão encerado, que compunham o conjunto arquitetônico do circo.

Com 2 meses, partimos de trem para o circo que já estava armado em uma cidade bem mais distante, Orlândia (SP). A partir daí, moramos em barracas, pensões, hotéis, pousadas e trailers. Nós e mais 16 primos fazemos parte da quarta geração circense da família Wassilnovich, que veio para o Brasil na segunda metade do século XIX, e aqui virou Silva. Minha avó paterna, Esther Riego Silva, e seus pais chegaram à América Latina por volta de 1909, e, diferente da família do meu avô, faziam parte de uma companhia que trouxe consigo todos os aparatos. Chamava-se circo Lowande.

O processo de formação do circense tinha início desde o seu nascimento e nesse aprendizado estava a chave que garantia a continuidade dos saberes circenses. Entretanto, o "destino" de parte de minha geração foi mudado. Em idade escolar, fomos mandados para a casa de parentes que possuíam residência fixa, para iniciarmso nossos estudos e construirmos um "futuro diferente", "melhor" que a vida que nossos pais haviam herdado, segundo eles mesmos.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Doe Livros para as Bibliotecas do MST


Muito legal esta campanha, quem se interessar pode clicar no título para saber os contatos de doação.

Filme: Encontro com Milton Santos Ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá


Este filme é para ser visto muitas vezes. Enche-nos de esperança, de uma possibilidade de uma GLOBALIZAÇÃO SOLIDÁRIA, como Boaventura De Souza Santos também nos fala...

A Globalização atual é ditatorial e está preocupada com a manutanção do poder na mão de poucos!!!! Mas os movimentos sociais não se calam frente as desigualdades cada vez mais desiguais e grita nas ruas por um outro mundo!!!!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Campanha RESPIRE MELHOR

Muito interessante a campanha do governo de São Paulo!!!

Tem até DISQUE FUMAÇA PRETA: 0800 113560

Você não fica incomodado quando recebe aquela fumaça preta na sua cara?

Agora você pode fazer alguma coisa: só precisa anotar o tipo de veículo, placa, data, local e município!!!

Pode também entrar no site do título do blog para fazer denúncia via email!!!

Se cada um fizer sua parte, vamos respirar melhor!!!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

"Santiago" não é um filme... É redenção!

Assisti o filme ontem e estou impactada até agora com este documentário... É simplesmente fantástico: confunde, emociona, surpreende. João Moreira Salles, de forma sensível, apresenta-nos Santiago... Mas não só ele, apresenta-nos a distância entre ele e Santiago... Entre João e ele mesmo e entre suas memórias...

Abaixo uma crítica linda e clicando no título, uma entrevista com o próprio diretor João Moreira Salles.

CONTARDO CALLIGARIS


A vida de Santiago
Uma vida se justifica como um arranjo de flores, não pela duração, mas pela harmonia
ESTRÉIA AMANHÃ o filme "Santiago", de João Moreira Salles. A história de sua produção é conhecida: em 1992, João Moreira Salles filmou um documentário sobre Santiago Badariotti Merlo, que tinha sido, no passado, durante 30 anos, o mordomo de sua família.
Para o diretor, era uma maneira de se lembrar de sua infância e de meditar sobre vida e morte, memória e esquecimento. Ele abandonou o projeto durante a montagem. Santiago morreu em 1994. Em 2005, João Moreira Salles voltou ao material abandonado para criar um filme que é uma obra-prima, imperdível.
Já foi observado que "Santiago" é um filme que desnuda a relação entre o documentarista e sua personagem. O diretor não esconde sua voz, que pede que Santiago repita, retome, fale mais rápido, olhe para cá ou para lá. Alguns acharam que o longa-metragem também quer desvendar a desigualdade inevitável entre o ex-mordomo e o filho do ex-dono de casa. Pode ser. Mas a imperiosidade do documentarista me evocou outra coisa.

sábado, 25 de agosto de 2007

Arte de Sergipe



Gostaria de convidá-los a conhecer um novo blog com a arte de Sergipe.

São artesanatos muito lindos...

Basta clicar no título...
Bom proveito!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Campanha contra o Consumo Abusivo de Álcool


O Ministério da Saúde do Brasil está de parabéns pela campanha publicitária veiculada na televisão contra O CONSUMO ABUSIVO DE ÁLCOOL...

Está muito interessante... O Brasil e os brasileiros precisam começar a encarar o álcool como um risco a sáude pública... Eu gosto de beber como a maioria, mas é necessário saber o limite da diversão para evitar acidentes por excesso de álcool, além de relações sexuais sem proteção e violência...

Quem quiser conhecer as propaganda para TV, basta clicar no título!

domingo, 12 de agosto de 2007

Sociologia e Filosofia nas escolas públicas e particulares

PARABÉNS AO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POR ESTA FANTÁSTICA PROPOSTA!!!!!

Agência Estado, 04/08/2006 - São Paulo SP

Escolas recebem orientações sobre filosofia e sociologia

A coleção Orientações Curriculares para o Ensino Médio traz orientações sobre as duas novas matérias escolares aprovadas pelo CNE
BRASÍLIA - A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) começou a enviar às escolas públicas de ensino médio no País, e às secretarias estaduais e municipais de educação, a coleção Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A principal novidade do conteúdo são as orientações sobre Filosofia e Sociologia, as duas novas matérias escolares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A coleção é composta por três livros. São 121 mil exemplares, com os volumes Linguagem, Código e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Entre as orientações está o documento Conhecimentos de Filosofia: Ciências Humanas e suas Tecnologias. O texto é dos consultores Antônio Edmilson Paschoal e João Carlos Salles Pires da Silva. Até agosto de 2007, toda escola pública e particular de ensino médio deverá introduzir o ensino de filosofia e sociologia como disciplinas curriculares dos seus alunos.
A disciplina filosofia deixou de ser obrigatória em 1961 e foi excluída do currículo escolar oficial em 1971. Agora volta a ser obrigatória, com o Parecer nº 38/2006, aprovado em 7 de julho último pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que deve ser homologado nos próximos dias pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O MEC indica que o ensino de filosofia deve ser de, no mínimo, duas horas-aula semanais. O documento Conhecimentos de Filosofia destaca que a disciplina diferencia-se de ciência por pretender ser um discurso consciente de si mesmo, uma espécie de conhecimento do conhecimento. E lembra que pensar a filosofia no ensino médio exige uma discussão sobre os cursos de graduação na área e da pesquisa filosófica em geral. O Brasil tem nove milhões de alunos em 23.561 escolas de ensino médio (16.570 públicas e 6.991 privadas), de acordo com o Censo Escolar de 2005 do Inep. A coleção Orientações Curriculares para o Ensino Médio pode ser acessada na internet.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Salvador Dali

Teatro-Museu Dalí

Teatro-Museu Dalí

Salvador Dalí





Salvador Dalí (Figueres, 11 de Maio de 1904Figueres, 23 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.

Vicent Van Gogh



Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade.

A sua vida foi toda ela um malogro. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental.

A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte lhe tributaram reconhecimento. Com o conceito do gênio, o público, cujos valores durante toda a sua existência o haviam desprezado, encontrou apreço a ele e à obra.

A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.

O Museu van Gogh em Amesterdã é dedicado ao seu trabalho e ao dos seus contemporâneos.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Conheça os países do mundo

OI Pessoal,

Este site organizado pelo IBGE nos dá informações sobre todos os países do mundo. Basta clicar no título e você poderá descobrir informções básicas sobre o país que escolher!!!!

Boa viagem!!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Mônica Salmaso e o Grupo Pau Brasil cantando Chico Buarque

Eu ainda não vi o espetáculo, mas quem viu garante que é fascinante...
Hoje, o Programa Vozes do Brasil gravou uma entrevista com eles e ainda tem a apresentação de algumas músucas que já dá para sentirmos a qualidade deste trabalho.

O atalho para este programa está no título....

Palau de la Música Catalana

Palau de la Música Catalana and Hospital de Sant Pau, Barcelona*
UNESCO World Heritage Site
Palau de la Música Catalana Façade
Stained-glass skylight
Stained-glass skylight
Stage
Stage

Fantástica esta obra prima do Modernismo... Construída pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner em Barcelona, é de tirar o fôlego, pena que as fotos não fazem jus à beleza deste prédio... Mais informações no título...



O Estilo Modernista de Gaudi


Uma primeira fase que se pode identificar na arquitectura de Gaudí poderá ser chamada de “mourisca” uma vez que o arquitecto buscou inspiração naquele tipo de construções: as formas, as cores, os materiais, tudo aponta na mesma direcção.

Outra fase importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell. Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí contactou com a chamada “Arte Nova”, que viria a usar mais tarde. As encomendas de Güell a Gaudí montam a cinco obras de arquietctura.

Uma outra fase identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período “gótico”. Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas mais típicas; no entanto o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos.

Já arquitecto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló(acima e abaixo direita) e Milá (abaixo esquerda) serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes.

A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, a Catedral da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Está em curso um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica, promovido desde 1992 por uma associação secular (wikipedia)

mais informações no titulo.


Antoni Gaudi: o gênio da Arquitetura

Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus o Riudoms, 25 de junho de 1852Barcelona, 10 de junho1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
Antoni Placid Gaudí i Cornet, em foto de 15 de março de 1878, Barcelona, Espanha, por Pau Audouard




Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica (refletindo o revivalismo do século XIX) e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.
Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.
Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.
Catedral de La sagrada familia, considerada a obra-prima de Gaudí

Catedral de La sagrada familia, considerada a obra-prima de Gaudí
Ridicularizado por seus contemporâneos, Gaudí encontrou no empresário Eusebi Güell o parceiro e cliente ideal, tendo sido praticamente seu mecenas.
Politicamente, Gaudí foi um fervoroso nacionalista catalão. (ele foi certa vez preso por falar em catalão em uma situação considerada ilegal pelas autoridades). Em seus últimos anos, devotou-se exclusivamente à religião católica e a construção da Sagrada Família (obra nunca concluída).
Antoni Gaudí trabalhou essencialmente em Barcelona, a sua terra natal, onde havia estudado arquitectura. Originário de uma família não muito abastada, Gaudí tendeu para a procura do luxo durante a juventude; no entanto na idade adulta e no final da vida essa sua tendência diluiu-se por completo. Quando jovem aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha e assumiu algumas posições críticas face à igreja; no final da sua vida essa faceta desapareceu também. Gaudí nunca se casou.