Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2008

Mais uma beleza de Aracaju: Croa do Goré



Texto retirado do blog de Joao Manoel (link no título)

Croa do Goré é uma pequena ilha de areia branca que surge com o movimento da maré, localizada no rio Vaza-Barris, entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga d'Ajuda.

Para quem não sabe, croa é aquele banco de areia que fica visível no meio do rio ou mar quando a maré está baixa. E goré é aquele mini-caranguejo que se enfia debaixo da terra quando andamos pelo mangue.

Pois então. A Croa do Goré, ponto turístico já famoso no estado, fica no rio Vaza-Barris, que corta Aracaju por dentro. No meio do rio, às vezes funciona um barzinho flutuante (quando a maré está baixa), onde é possível saborear as delícias gastronômicas típicas da terra dos caranguejos e manguezais.



Nos finais de semana, a Croa atrai visitantes em busca de lazer e sossego. Chega-se de lancha, barco ou catamarã, saindo do atracadouro do Mosqueiro, num percurso que dura de 10 a 15 minutos.

O caminho percorrido já dá uma amostra das belezas que o visitante vai encontrar: manguezais nativos, pequenas ilhas fluviais e vegetação preservada, fazendo contraste com as belas mansões construídas às margens do rio.

O acesso é pela entrada da comunidade do Mosqueiro, no fim da estrada que leva até a balsa para a Linha Verde.

A comunidade do Mosqueiro concentra cerca de 10 mil moradores que sobrevivem da pesca e também do turismo. O rio Vaza-Barris é o principal atrativo da região e tem como destaque a Croa do Goré, um paraíso que já se tornou conhecido na mídia nacional.

Nenhum comentário: